sábado, 17 de abril de 2010

Como evitar o "Abuso Sexual Infantil"

Como evitar o "Abuso Sexual Infantil"




Estava na comunidade do Orkut, "Projetos para Educação Infantil" onde visito sempre, e uma colabora "Carol" levantou a questão sobre a leitura de um livro de orientação sexual, e a pergunta dela era o seguinte?



*****************

Me ajudem !

Estou fazendo um trabalho e estou lendo um guia de abuso sexual ... (Abuso sexual , por que? Quem? como ? O que ? ) e gostaria de saber qual a importancia dessa leitura para um educador ??



Obrigada : )

*****************



Respondi a ela o seguinte:



"Acredito que todo o educador deve se interar desse tema e dessa situação, a violência sexual em crianças é mais comum do que imaginamos, e muitas vezes elas não tem coragem de falar, mas dão sinais, sinais esse que o educador pode perceber e derrepende ajudar a criança.

Tambem podemos ter mais argumento para auxiliar os pais nessa dificil e delicada situação.

E o mais importante nisso tudo, preparar as crianças, deixar claro o que é certo e errado, o que se pode e o que não se deve fazer. A criança que senti segurança com o professor acaba se abrindo nessas aulas e falando de situações desse genero.

*******************



Bom, como pedagoga me sinto responsavel e encontrei com a ajuda da Carol um site Chamado Observatório da Infância, um tema interessante para pais e educadores:



Como Evitar o Abuso Sexual Infantil



Medidas para prevenir o abuso sexual e proteger a criança devem ser aplicadas precocemente, em razão do abuso sexual poder ocorrer desde os primeiros anos de vida.



O que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual e proteger seus filhos:





•Estar bem informados sobre a realidade do abuso sexual contra crianças.

•Ouvir seus filhos e acreditar neles por mais absurdo que pareça o que estão contando.

•Dispor de tempo para seu filho e dar-lhe atenção.

•Saber com quem seu filho está ficando nos momentos de lazer. Conhecer seus colegas e os pais deles.

•Procurar informar-se sobre o que sabem e como lidam com a questão da violência e do abuso sexual os responsáveis pela creche, pela escola, pelos programas de férias. Faça o mesmo com seu pediatra, o conselheiro religioso, a empregada e a babá.

•Antes de tudo, falar com seu filho ou sua filha e lembrar-se que o abuso sexual pode ocorrer ainda nos primeiros anos da infância.



Falando com seu filho e sua filha:





•Entre 18 meses e 3 anos, ensine a ele ou ela o nome das partes do corpo.

•Entre 3 e 5 anos, converse com eles sobre as partes privadas do corpo (aquelas cobertas pela roupa de banho) e também como dizer não. Fale sobre a diferença entre "o bom toque e o mal toque".

•Após os 5 anos a criança deve ser bem orientada sobre sua segurança pessoal e alertada sobre as principais situações de risco.

•Após os 8 anos deve ser iniciada a discussão sobre os conceitos e as regras de conduta sexual que são aceitas pela família e fatos básicos da reprodução humana.

Nenhum comentário: